domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher - 08/03

Não basta olhar um dia por ano para as mulheres na nossa vida e presenteá-las com uma flor, um chocolate ou uma jóia. As mulheres, além de mimadas têm de ser valorizadas.

Muitos se perguntam se esse Dia Internacional da Mulher é realmente necessário. Porque não um dia do homem também?

O problema é que vivemos numa sociedade extremamente machista. Em muitos pontos a mulher conseguiu emancipação nas últimas décadas, mas continuamos a assistir a inúmeras histórias repetidas de violência doméstica onde homens agridem as mulheres que são, sempre foram e vão continuar a ser o pilar da família, a base de toda esta sociedade, ainda que machista.

As mulheres continuam a ser discriminadas nos empregos, recebendo, em média, um salário mais baixo que os homens para a mesma função e a terem que batalhar muito mais do que os homens para progredir nas suas carreiras.

Continuam a existir empregadores que perguntam antes de contratar uma mulher se ela está a pensar em ser mãe, ou se já é, recusando contratá-las quando elas querem acumular o papel de mãe com o de mulher trabalhadora

Há ainda uns vermes que despedem as trabalhadoras grávidas, não lhes renovando contratos ou simplesmente inventando razões para um despedimento de justa causa.

As mulheres continuam a ser discriminadas e penalizadas pelo seu papel mais bonito e mais importante, a maternidade!

É por isso que eu digo que é necessário muito mais do que oferecer um belo presente para as mulheres nesse dia. É preciso lutar! É preciso fazê-lo todos os dias.

Elisangela Morais

Feliz Dia da Mulher! :D

Um comentário:

Fabiano Roberto disse...

apesar dos avanços dos ultimos tempos, não podemos esquecer que foram milenios de história onde a unica coisa que mandava era a força.

espero que um dia esse mundo seja mais justo e o ser humano se torne civilizado