domingo, 8 de fevereiro de 2009

Vida de Cão - Dúvidas Frequentes

Minha Duda =D

Onde meu cão pega tanta pulga?

Se o seu cão tiver poucas pulgas, ele pode estar sendo infestado durante os passeios na rua. Se a quantidade for muito grande, deve haver algum foco de pulgas na casa. O animal deve ser tratado com produtos anti-pulgas de duração prolongada e o ambiente deve ser dedetizado. As pulgas adoram carpetes, frestas de tacos e pilhas de jornais velhos para colocarem os seus ovos. Veja: controle de pulgas

Pulgas de cachorro picam as pessoas também?

A pulga dos cães é diferente daquela que ataca os humanos. Como a temperatura do cachorro é maior que a nossa (37-38ºC), a pulga prefere o sangue mais "quentinho". Porém, quando o cão e o ambiente estão altamente infestados, a pulga de cachorro ataca o homem também.

O cão e o ambiente devem ser tratados. Cães com altas infestações de pulgas podem adquirir vermes e se tornarem anêmicos.

Por que a boca dele cheira tão mal?

Na maioria dos casos, a causa é o tártaro que se acumula nos dentes dos cães, principalmente naqueles de mais idade. Problemas digestivos podem causar halitose (hálito ruim ). No caso de tártaro, este deve ser removido pelo veterinário, periodicamente. Quando não removido, além do mal hálito, o animal corre o risco de perda precoce dos dentes. Veja: odontologia

Por que o meu cachorro solta tanto pêlo?

Se não houver falhas na pelagem, ele pode estar passando por uma troca de pêlo que ocorre nas mudanças de estações, 2 vezes por ano. Caso haja falhas, o veterinário deve ser consultado. Sarnas, micoses, doenças nutricionais, alterações hormonais e outras, podem estar envolvidos. Escovar os cães todos os dias ajudará a troca da pelagem e irá conferir ao animal um pêlo mais saudável e brilhante. Veja: problemas dermatológicos

Como ensinar o filhote a fazer xixi no lugar certo?

O animal deve ser condicionado a isto. Consulte: "xixi e coco no lugar certo"

Devo levar o meu cão quando for viajar?

Consulte a seção "como viajar com o cãozinho"

O que é o verme do coração dos cachorros?

É um verme (Dirofilária) transmitido pela picada de mosquitos infectados. Existem regiões (litoral do Brasil e outras) em que a doença existe, e os cães devem ser medicados mensalmente com vermífugo específico, sob orientação veterinária. Caso a prevenção não seja feita, o verme se desenvolve dentro do coração do animal, causando doenças cardíacas que podem levá-lo à morte. Veja: dirofilariose

Por que os cães se assustam tanto com trovões?

Os cães possuem uma grande capacidade auditiva, e o ruído de um trovão, tiro ou rojão, será ouvido por eles com uma intensidade 4 vezes maior do que nós, humanos. Isto fará com que o animal fique muito perturbado. Os cães ouvem o barulho dos trovões à distância, antes mesmo da tempestade, que está longe, chegar. Dica: coloque algodão no ouvido dos cães em dias de tempestade. Veja: medo de trovões

Posso dar leite para o cachorro?

Sim, desde que ele não apresente diarréia. O cão é intolerante à lactose do leite de vaca , mas muitos tomam o leite sem problemas. O leite pode ser integral, pois a quantidade de gordura do leite da cadela é muito maior, ou seja, em termos de gordura, o leite de vaca é "fraco" para os cães. Como foi dito, se ele tiver diarréia, isto será por intolerância à lactose e não devido ao teor de gordura do leite. Cães adultos alimentados com ração não necessitam de leite na dieta.

Posso dar ossos de galinha para ele comer?

Nem pensar. Lascas de ossos de galinha podem causas sérias perfurações intestinais. Se quiser, dê um osso natural, como joelho ou canela de boi bem cozido. Ou então, ossos de couro à venda em pet shops. Veja: ossos para cães

Por que o cão roí paredes ou come terra?

Pode estar relacionado a deficiências de cálcio e ferro, respectivamente. É comum em filhotes não vermifugados ou que não recebem a quantidade de cálcio suficiente na dieta.

Com que idade posso cruzar o meu cão?

Se for cadela, a partir do segundo ou terceiro cio. Os machos devem iniciar a vida reprodutiva a partir de um ano. Antes disso, ele pode acasalar, mas sem a certeza de fertilização da fêmea.

É verdade que o cachorro tem um osso no pênis?

Sim, o cão possui um pequeno osso em seu pênis. É muito perigoso tentar separar à força o macho da fêmea durante o acasalamento, quando os dois já estão na posição de "traseiro" um para o outro. Esse osso peniano pode sofrer uma fratura causando um grande inchaço e dor ao animal.

As cadelas também tem menopausa?

A menopausa, na espécie humana, é a fase em que a mulher pára de ter ciclos ovulatórios e, portanto, não há mais possibilidade de engravidar. Na cadela isso não ocorre, e fêmeas com idade avançada continuam a ter cios e podem ficar prenhas.

Como faço para o meu cão parar de destruir os móveis?

Primeiro descubra a causa. Nos filhotes é comum pela idade. No adulto, ele pode estar querendo chamar a atenção. Repreenda-o firmemente se pegá-lo na hora do delito. Existem produtos de gosto amargo ou cheiro desagradável para o cão à venda em pet shops. Esses produtos devem ser passados sobre os lugares que ele gosta de roer, para desestimulá-lo.

Os cães enxergam colorido ou em preto e branco?

Das cores básicas do espectro (amarelo, azul e vermelho) os cães, que têm visão dicromática, ao contrário do homem cuja visão é tricromática, distinguem bem o amarelo, o azul e o branco (somatória das cores) e o preto (ausência delas). Imagine que o cão, ao observar uma roseira, a enxergue em preto e branco, porquanto o verde ele reconhece como preto e o rosa como branco - fosse esta mesma roseira amarela com flores azuis ou azul com flores amarelas, ele a enxergaria com fidelidade de cores! É o que as evidências nos mostram sobre a visão dos cães e gatos. (Prof. J. L. Laus - Unesp)

ATENÇÃO: Esta seção irá esclarecer dúvidas corriqueiras e curiosidades. Em hipótese alguma irá sugerir diagnósticos ou tratamentos. O veterinário do seu animal é a pessoa mais indicada para essa finalidade.


Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)

Créditos: Vida de Cão

Um comentário:

Claiton Krieger disse...

Você foi indicado para o prêmio Blog maneiro:
http://infsul.blogspot.com/2009/02/inf-sul-recebeu-novo-premio.html