quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Corretor para a Reforma Ortográfica e os softwares/complementos

Dica e postagem com os créditos do Inf Sul.

Bem, 2009 é o ano da reforma ortográfica, que muda algumas regras de nossa língua portuguesa e que já está valendo. Na minha humilde opinião eu não gostei, pois mudou uma série de palavras, idéias (digo ideias, sim é assim que se escreve agora), concursos que já vão pedir a nova ortografia e por ai vai. Para quem trabalha diariamente com editor de textos, e-mails, planilhas, não dá para se atualizar do dia para a noite, mas os próprios softwares podem dar uma mãozinha, por enquanto Microsoft (novidade) e Google não se pronunciaram a respeitos dos seus softwares (Windows, pacote Office, Google Docs...), porém a fundação Mozilla e o Open Office são alguns softwares que já tem complementos com a nova ortografia, é viva ao software livre.

A grande vantagem deste complemento é que ele pode ser usado também no navegador Firefox, permitindo o uso do corretor em sites de correio eletrônico, como GMail, Yahoo Mail ou mesmo o Hotmail. Também funciona ao editar textos no Google Docs.

Como utilizar o complemento no Firefox?

Para instalar o complemento no Firefox, clique neste link e siga os passos:

* Salve o arquivo em seu micro, em uma pasta;
* Abra o Firefox e clique no menu arquivo seguindo para opção abrir arquivo;
* Localize o arquivo que você salvou no PC e clique em abrir;
* Na janela que irá abrir, clique no botão instalar agora;
* Após a instalação reinicie o Firefox.

Depois da instalação, em qualquer página da internet que for aberta e contiver uma área para edição de textos, o complemento irá, automaticamente, apontar os erros de ortografia. Para corrigir a palavra errada, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ela, um menu de contexto será apresentado com as opções de palavras com grafia correta. Caso o dicionário não possua a palavra em sua base de dados, o Vero permite, neste mesmo menu de contexto que ela seja adicionada.

Open Office

Para instalar o complemento no Open Office, faça o download, clicando aqui.

Assim que terminar o download, abra o arquivo, e o gerenciador de extensão do OpenOffice será carregado, questionando sobre a instalação do complemento, aceite a instalação e o termo de uso.

Após a inclusão, é preciso remover o dicionário original do OpenOffice, é simples, observe na lista de extensões disposta no gerenciador, selecione e remova o item portuguese spelling dictionary.

Após esta remoção, clique em fechar e reinicie o OpenOffice.

Em breve Microsoft deve liberar um patch de atualização, quando isso acontecer disponibilizo aqui, qualquer dúvida, basta comentar.

Créditos: Inf Sul

2 comentários:

NERD disse...

Opa, obrigado pelo tópico!

Elaine Maciel disse...

Por nada NERD, muito boa sua dica ;)